15 de outubro de 2012

Nódoas Caneta - como retirar

Início de nova semana e toda a azáfama habitual.Entre várias tarefas uma que nos ocupa mais tempo é lavagem da roupa e sua conservação.
Os pequenos são uns distraídos, quantas vezes as minhas filhas chegam a casa com riscos de caneta na roupa. Ou o marido que chega a casa com o bolso da camisa manchada com uma rodela azul,...

As nódoas de caneta são uma das piores de remover e com que nos deparamos com frequência e quase impossiveis de retirar, mas não custa tentar. Depende da qualidade do tecido e se a tinta é à base de álcool ou água.
Eu sou fã das mezinhas caseiras, lá vou consiguindo manter a roupa com bom aspeto a um custo baixo. Os anti-nódoas são caros e por vezes não removem as ditas nódoas .

Aqui vão várias dicas, esperemos que funcione consigo.

  1. Mergulhe a nódoa numa mistura de água e álcool por alguns minutos, de seguida lave como habitualmente.
  2. Com o tecido seco, aplique laca de cabelo e esfregue. Se necessitar pode humedecer ligeiramente o tecido com água, para facilitar a operação e não estragar as fibras. Repita a operação 3 a 4 vezes até que a tinta saia por completo. De seguida lave como habitualmente.
  3. Mergulhe a parte afectada em leite morno durante 2 horas ou mais e no final esfregue com sabão em barra ou detergente liquido. De seguida laver como habitualmente.
  4. Coloque na nódoa umas pingas de detergente líquido e deixe actuar no mínimo durante 1 hora. Logo de seguida lavei como habitualmente.
Verifique em qualquer dos casos se a mancha desapareceu após a lavagem e repita, se necessário.


RESSALVAS TÉCNICAS

• Estes conselhos só podem ser aplicados em peças de roupa que possam ser lavadas e de acordo com a informação da etiqueta da peça.

• Não utilizar solventes em peças de roupa que não permitam a limpeza a seco. Antes de usar solventes deve-se testar a resistência das cores aplicando o produto numa parte não visível da peça e observando como o tecido se comporta.

• No final de utilizar o conselho dado deverá passar a zona tratada por água corrente e lavar a peça na máquina ou à mão conforme as indicações de lavagem aconselhadas pelo fabricante.

Sem comentários :

Enviar um comentário